domingo, 23 de novembro de 2014

Gestão Lean Seis Sigma . . Por que treinar?


“Nunca pare de aprender, porque a vida nunca para de ensinar “ (WWW.livelifehappy.com)


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj29EZQM5orL5qZD-3v8NZEKNjAg3XLlUPfAvWDh1EAYY8tIB3z6gcj8-AbozzFNlU3lrXpqIERs2OGCkSZLTtuB5lWGxYGMOs9WPiqJgkx5qU59sp9tkL3u0NbOMbfbcihMXwO6RfYlGSC/s1600/img_planejamento.jpg


-  Seis Sigma (Six Sigma) é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos.
Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações.
Seis Sigma também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes...
 - Lean manufacturing é traduzido como manufatura enxuta, é a adequação do chamado de Sistema Toyota de Produção e é definido como uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (excesso de produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos).
Eliminando esses desperdícios, temos uma melhoria na qualidade, no tempo de processamento (valores) e como consequência uma redução no custo de produção.
(Wickpédia)

Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Lean Six Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como tempo de ciclo, mais principalmente financeiros.


Para implantar/manter a gestão Lean Seis Sigma em uma empresa, algumas “categorias” de profissionais devem ser formados: os Sponsors, membros da alta administração que patrocinam a equipe e os projetos; os Champions, gestores que acompanham diretamente a execução dos projetos; os Master Black Belts, que agem como facilitadores da gestão Seis Sigma, auxiliam na definição das estratégias e dão apoio técnico aos demais Belts; os Black Belts, que são responsáveis por liderar equipes na condução de projetos multifuncionais; e os Green Belts, que lideram equipes específicas em projetos funcionais.

O coaching/acompanhamento realizado em paralelo, é importante e fornece diretrizes para a equipe em desenvolvimento e maximiza os resultados obtidos.

Quando somamos cursos comportamentais aos das ferramentas e metodologias, melhoramos a visão transformando o processo de melhoria contínua em um movimento envolvido com o meio e focado nos resultados. Treinar lideres é uma tarefa importante.

A seleção de projetos, aprimoramento e treinamento de profissionais, gerenciamento dos projetos, comunicação, análise crítica dos projetos, avaliação de recursos, reconhecimento e energia são algumas das responsabilidades desse tipo de liderança.

A implementação do Lean Seis Sigma implica em mudança cultural e que somente poderá ocorrer com o comprometimento da alta liderança.(saiba mais no artigo http://iranifranco.blogspot.com.br/2014/08/a-lideranca-e-o-lean-thinking.html)

A mudança cultural esperada na implementação do Lean Seis Sigma deverá abranger todos os níveis da organização e gerar motivação e ambiente livre de medo e positivo.

O treinamento dos “personagens” da Metodologia tem como principal objetivo capacitar as pessoas a “pensar diferente”, ganhando confiança na tomada de decisões com a utilização de dados e análises estatísticas.

Mudanças inovadoras com liderança adequada, fornece a empresa indicadores poderosos, conhecimento da real situação e cria oportunidades de melhoria e novos negócios gerando uma visão de futuro mais otimista e segura, e eu acho que é tudo o que desejamos nesse momento.

Boa semana!

Irani Faria Franco – Master Lean Six Sigma Black Belt - Especialista

Nenhum comentário:

Postar um comentário