sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A Capabilidade e a Gestão de Suprimentos



“Não podemos ignorar a crescente capabilidade das pessoas, processos e tecnologias."


Variação é a raiz de todos os males, já dizem os sábios que aprenderam e utilizam as ferramentas do Lean Tkinking, e capabilidade é uma medida importante dentro de todos os processos.

A diminuição da grandeza das variações, melhora da capabilidade, deve ser observada em toda a cadeia da eficiência operacional.... mas  o que é essa cadeia?

A Cadeia da eficiência operacional é a capacidade de uma empresa oferecer produtos ou serviços aos seus clientes com o menor custo e alta qualidade.
Para que haja uma maior eficiência operacional é necessário que toda a Cadeia de Suprimentos de uma empresa esteja integrada, consolidando parcerias, otimizando e racionalizando os processos internos, de forma facilitar os fluxos dos materiais e as informações.

Entendemos que podemos entender a Cadeia de Suprimentos em quatro grandes pilares:
  1. Planejamento de Materiais, que é como uma parceria com o departamento de vendas e marketing e é responsável por analisar a previsão de vendas e gerar o plano de compras e de produção (S&OP);
  2. Compras, sempre responsável por garantir que a empresa compre de forma adequada todos os seus insumos, materiais, matéria prima e serviços necessários ao dia a dia da empresa;
  3. Produção, responsável pela coordenação de todo o processo de fabricação conforme plano estabelecido pelo sistema S&OP;
  4. Logística, responsável pelo recebimento, armazenagem, movimentação de matéria prima e produto acabado bem como, a separação dos pedidos de vendas, expedição dos materiais e o “customer service” que garanta a satisfação do cliente.


Acostumados estamos a falar sempre na qualidade e capabilidade da produção... e a qualidade e capabilidade dos outros pilares?

Empresas líderes de mercado estão desenvolvendo um modelo de excelência operacional que alinha objetivos financeiros e todos os operacionais considerando as pessoas, processos e tecnologia, entendendo sua capabilidade, melhorando a Gestão da Cadeia de Suprimentos.

Dentro destes quatro pilares, é importante notar que a capabilidade das pessoas, processos e tecnologia deve ser entendida como um processo que tem sua variação e deve ser entendido com essa variação natural.

Pessoas hoje, por exemplo, trazem uma riqueza de capital intelectual, como certificação 6sigma e a aplicação do Lean, que deveriam ajudar a compreender e melhorar as métricas aplicáveis aos quatro pilares.

Vivemos momentos de rápidas transformações, e sabemos que existem dificuldades para os tomadores de decisões ligarem todos os indicadores, e essa dificuldade podem estar distanciando suas empresas de atingirem a Excelência operacional.

Nossa experiência mostra que o completo potencial que essas métricas oferecem não estão sendo utilizados, porque muitas vezes não existe a habilidade de execução de um ciclo completo de PDCA... temos o conhecimento teórico mas não estamos aplicado de forma adequada.

Com um bom sistema para medir o progresso dentro da estrutura de excelência operacional, podemos avaliar e comparar desempenhos e capabilidades, e assim entender e priorizar áreas que estão afetando o resultado do negócio.

E com um bom resultado da Gestão da Cadeia de Suprimentos afetaremos de forma positiva a política de sustentabilidade, implicando na diminuição das necessidades de capital de giro, na utilização de menos recursos, um menor grau de endividamento, no aumento dos índices de liquidez, e como resultado final a satisfação do cliente .  

Boa semana!!                                                        

Hilton Froldi Jr. – Executivo Sênior de Supply Chain Management
Irani Faria Franco – Master Lean Six Sigma Black Belt - Especialista
Consultores - TI2H Associados.
Visite também:
https://www.facebook.com/TI2H.Associados

Nenhum comentário:

Postar um comentário