segunda-feira, 16 de março de 2015

Lean Thinking na construção civil – Uma visão estratégica





http://antwerp.leancoffee.org/files/2014/02/word-cloud-20140227.png




Pais hoje em transformação, e em todos os sentidos... ainda precisamos crescer, e a construção civil é uma atividade muito importante dentro da nossa economia.

Uma das grandes dificuldades encontradas no gerenciamento da construção civil no Brasil está relacionada à baixa produtividade.... e a muito desperdício!

Justificamos essa baixa produtividade com: dificuldades na contratação de mão de obra qualificada, planejamento inadequado, pouco controle dos processos da qualidade aplicados à construção ou mesmo a combinação de todos esses fatores.

Também podemos falar de outros fatores como problemas com abastecimento, a falta de espaço para estoque de materiais e as dificuldades de acesso a obra, que também contribuem para que haja gargalos e interrupções no andamento do trabalho.

A baixa produtividade, como consequência dos fatores acima mencionados, tem a sua origem na geração do planejamento, no qual as atividades são realizadas de forma que possuam prazos independentes e são desbalanceadas entre si, e isso leva a interrupção do andamento do trabalho, resultando esperas e acumulo de serviços concluídos, formando um gargalo nesse sistema produtivo.

É usual adotar para o problema da baixa produtividade a solução convencional, tendo como base o gerenciamento da obra, onde essa solução propõe igualar tempos de produção em cada uma das fases do processo, como ocorre na indústria.

Devemos observar que em um sistema de produção industrial há possibilidade de se fazer um ajuste técnico nas máquinas caso tenha a necessidade de aumentar a produtividade, o que não ocorre na construção civil.

Esta limitação no processo de gestão, leva o processo a uma falta de flexibilidade na execução das etapas da construção, onde cada atividade é realizada de forma isolada. Esse isolamento faz com que uma determinada atividade tenha que ser terminada para que a etapa seguinte seja iniciada.

Uma alternativa para os problemas decorrentes da baixa produtividade seria a utilização dos conceitos Lean Tkinking. Na construção “Lean” o foco é diminuir o gerenciamento de etapas isoladas da obra para enfatizar o planejamento de todo o processo construtivo, por meio do mapeamento do fluxo de atividades.

 “Lean Construction” ou Construção Enxuta é um termo adotado para designar a aplicação dos conceitos e princípios do “Lean Manufacturing” (Produção Enxuta), na construção civil.

Os conceitos de produção enxuta surgiram por volta da década de 50, tendo sua origem na indústria automobilística quando Taiichi Ohno e Shingeo Shingo começaram a pensar em novas formas de gerenciar a produção da indústria automobilística, mais precisamente, na Toyota Motor Company.

Em reformulação ao modo de produção da Ford Motors, e em meio à Segunda Guerra Mundial, a Toyota se destacou pelo seu novo Sistema de Gestão, que ficou conhecido como Sistema Toyota de Produção (STP). Essa iniciativa mudou os paradigmas da administração da produção, trazendo à tona ideias simples e inovadoras, baseadas em um objetivo em comum: aumentar a eficiência da produção pela eliminação consistente e completa de desperdícios.

No intuito de adaptar as novas formas de gerenciamento da produção do STP à indústria da construção civil, um pesquisador finlandês chamado Lauri Koskela buscou fundamentar uma teoria que contemplasse tais conceitos, chamando-a de “Lean Construction”.

Deve-se ressaltar que a grande mudança inserida pela construção enxuta é essencialmente conceitual, ou seja, no modo como os processos são compreendidos.

A consequência deste tipo de solução é fazer com que haja a quebra de isolamento das sequências de atividades na obra, gerando um ritmo de aproveitamento de espaço, mão de obra e tempo.

A abordagem lean na construção civil visa sequenciar as atividades de forma cadenciada e no mesmo ritmo (takt time), como uma cadeia de “Supply Chain”, e ainda mais buscando ser uma cadeia “puxadora” e não “empurradora”.

Como ocorreu na indústria automobilística, essa solução para a construção civil tem um tempo de adaptação (treinamento) e necessita de um investimento inicial.

Executar obras civis dentro de prazos estabelecidos e dos custos previstos, atender à qualidade especificada e satisfazer às expectativas dos acionistas e clientes são indicadores de sucesso no gerenciamento.

E isso é possível!!

Precisamos pensar e investir em métodos comprovadamente vencedores, já experimentados e comprovados em outras áreas de negócios.

O “Lean Construction” é uma ferramenta poderosa, que pode gerar melhorias significativas no desempenho das organizações voltadas para esse ramo. Não podemos perder esse momento J.

Fica aqui mais um pouco sobre o Lean para você se atualizar e pensar como podemos ter atitudes que mudam o que está ao nosso redor, e se necessitar de algo mais entre em contato conosco. Até !!!

Visite também: https://www.facebook.com/TI2H.Associados




Hilton Froldi Junior – Profissional Sênior de Supply Chain – Consultor na TI2H Associados – 19 99269-1171




Irani Faria Franco - Master Black Belt Lean Six Sigma – Especialista – 19 99744 9409


P

I

Nenhum comentário:

Postar um comentário