terça-feira, 24 de março de 2015

E Nada Acontece ! Mais por que?



Iniciamos 2015 com um cenário econômico fragilizado, com incertezas, e com planejamento focado em redução de investimentos em expansão e novas tecnologias adotando uma política de redução de custos operacionais; Porém estamos fechando o primeiro quartil do ano e nada acontece! Mais por quê?  Observo que este processo não é peculiar de uma ou outra organização, verifico que neste momento inicia-se pelos corredores que o discurso das justificativas já começa a ser lapidado e todos entrando num processo de auto-engano.

Isso mesmo!! Somente . . . um bom planejamento nem sempre é suficiente para que as coisas aconteçam, temos que acompanhar, garantindo que esse processo seja transformado em ações, suportar provendo recursos operacionais (máquinas, equipamentos, sistemas etc.) e, principalmente, que a informação de tudo o que está acontecendo seja comunicado ás pessoas, junto com muito diálogo envolvendo toda a equipe.

Fato é, que a falta de acompanhamento através do diálogo construtivo ou do conhecimento de como realizar um diálogo construtivo, pode levar todo um planejamento não acontecer.

A falta do diálogo no modelo construtivo pode gerar no time uma sensação de que não existe uma coerência entre o discurso do plano (planejamento) e a prática, passa a impressão que ninguém sabe direito o que fazer, e também que ninguém leva nada a sério e ai as coisas simplesmente não acontecem!

A vida me ensinou que o diálogo construtivo é aquele que realizamos sempre em local privado e consiste de três tópicos:

     1 - Exponha o fato / atitude;
2 - O que tal fato / atitude gerou (reação) a organização (time, uma certa pessoa);
3 -  Ofereça um modo ou meio de como evitar tal fato / atitude.

O diálogo construtivo garante que as pessoas certas estejam nos lugares certos para que as ações sejam concretizadas, além de auxiliar na formação de talentos, avaliar as pessoas e motivar as pessoas com o processo de recompensa em função da execução.

Aqui ficou uma dica para você se preparar e sair na frente, o básico está aqui, se necessitar de algo mais entre em contato conosco. Até !!!

Visite também: https://www.facebook.com/TI2H.Associados







Luiz Carlos Teixeira – Executivo Sênior e Consultor em Sistemas da  Qualidade, ISO e Black Belt Lean Six Sigma

Nenhum comentário:

Postar um comentário