segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

De volta ao Básico?



É isso mesmo, de volta ao Básico, retornando das férias, início das aulas, novos desafios e um ano todo pela frente, mas qual seria a melhor maneira de deixarmos tudo mais fácil? 

Neste momento necessitamos agir com inteligência e utilizarmos de metodologias e disciplina suficiente onde o resultado seja transformações e realizações sustentáveis.  Para esta situação temos um bom  exemplo, o das empresas Japonesas que, após a segunda guerra mundial, aplicaram a metodologia 5S durante sua reconstrução,
Não que o nosso momento seja de de tal gravidade, mas vale lembrar que na maior parte das vezes o caos é o caminho do sucesso.

Mais o que seria este 5S ?

O papel do 5S é cuidar da base, por isso de volta ao básico, facilitando o aprendizado e prática de conceitos transformadores, e isso inclui cuidar do ambiente, equipamentos, materiais, métodos, medidas, especialmente, cuidar das pessoas.
No princípio, o 5S era mais focado em liberar área, evitar desperdícios, resolvendo efeitos de guerra e de gestão inadequada e atualmente, com a evolução e a tecnologia, tem foco na comunicação e o crescimento das pessoas envolvidas.
A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, autoestima, motivação e competitividade.

Trata-se dos 5 sensos onde é assim chamado devido a primeira letra de 5 palavras japonesas:

# 1 Seiri – Senso de Utilização – Separe o necessário do desnecessário.

# 2 Seiton – Senso de Organização – Coloque cada coisa em seu lugar.

# 3 Seiso – Senso de Limpeza – Limpe e Cuide do seu ambiente.

# 4 Seiketsu  – Senso de Padronização – Criar normas claras para triagem/arrumação/limpeza

# 5 Shitsuke – Senso de autodisciplina – Manter e melhorar

Estamos falando de mudança de hábitos e podemos encontrar resistências, que poderão ser minimizadas com um pouco de esforço, como dedicando um tempo para estas atividades e alguns pequenos investimentos para a organização do ambiente, caso contrário seu projeto falhará.

Caso decida implementar está metodologia em sua casa ou empresa, lembre-se que nenhum projeto prosseguirá sem o apoio e envolvimento do gestor.

O ser humano tem a tendência de interrogar qualquer iniciativa... Se pudéssemos pensar por um momento antes de discutir, questionar e dar desculpas, perceberíamos que devemos trabalhar  com todos os 5S e assim  nossa vida será bem mais simples e gastaríamos menos tempo, como por exemplo, em uma busca por uma peça de roupa em seu quarto, essa poderá rapidamente ser encontrada se todas as roupas estiverem perfeitamente ordenadas, facilitando a localização e retirada, resultando em maior satisfação.


Para que as pessoas aceitem a participar das atividades de 5S, elas devem sentir que esse benefício é tangível, e gera segurança e ganho de tempo.



Ao longo dos anos eu fui capaz de perceber o orgulho sentido pelas equipes de trabalho que implementaram os 5 S com dedicação quando recebem clientes, um auditor externo, ou qualquer outra pessoa que visita.  Quando as pessoas sentem que seu trabalho se traduz em um ambiente de trabalho mais confortável, e pode mostrar suas realizações com legítimo orgulho, mostra que estamos no caminho certo.

Tenhamos claro que, para as empresas, nenhuma certificação é obtida e nenhum beneficio econômico é obtido de imediato sem uma base sólida para suportar todos os sistemas de gestão, o 5S.
Vale enfatizar que a metodologia 5S é uma ferramenta de passo a passo, e se desejamos obter bons resultados devemos seguir a ordem proposta.
Aqui ficou uma dica para você se preparar e sair na frente, o básico está aqui, e se necessitar de algo mais entre em contato conosco. Até !!!

Visite também: https://www.facebook.com/TI2H.Associados
















Luiz Carlos Teixeira – Executivo Sênior e Consultor em Sistemas da Qualidade ISO e Black Belt Lean Six Sigma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário