sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Você conhece Seu Self?



Semana passada muitos leitores nos questionaram como realizar a tarefa exposta na frase “O fato é que chegou a hora de assumirmos a responsabilidade” (citada no artigo Sua empresa tem uma estratégia para fazer 2015 melhor?  de 7 de janeiro 2015).

Aprendi que devemos evitar a cultura da busca aos que ocasionam uma falha, e sim focarmos na busca da solução e eliminação destas falhas, e com essa atitude podemos ter um ganho de aprendizado. (de modo a aprendermos com estes desvios) Posteriormente capacitarmos os envolvidos para que estas anomalias não ocorram novamente.

Estudos nos indicam que para tal comportamento é necessário passarmos por algumas etapas, sendo a primeira delas o autoconhecimento.

O autoconhecimento nos proporciona habilidade interpessoal, amplia a capacidade de comunicação e facilita a tomada de decisão. Mas aí fica a questão...Como obter o autoconhecimento de modo estruturado? 

Atualmente o Coaching, que deverá ser aplicado por profissional habilitado, utiliza métodos que aceleram o processo do autoconhecimento e desenvolvimento de competências, melhorando nossa performance para alcançarmos nossas metas e objetivos.

O profissional de Coaching, através de diferentes ferramentas (questionários, inventários, testes, etc.), muitos deles você já pode ter ouvido: DISC, MBTI, etc..., buscam “fotografar” (traçar) o perfil psicológico  do indivíduo, (isto é a imagem aproximada de) nos ajudando a entender quem somos e como agimos perante a cada situação.

A avaliação do profissional de Coaching é uma avaliação complexa e a definição dos procedimentos para traçar o perfil psicológico de um indivíduo nem sempre são as mesmas, pois depende muito de cada indivíduo.

Através do perfil psicológico do indivíduo o profissional de Coaching identifica uma série de comportamentos, tais como: tipo de humor predominante, capacidade de socialização, discurso, linguagem, como ele pensa, avalia inteligência emocional e outras dimensões mentais, etc.., que auxiliam o desenvolvimento das competências necessárias para o alcance de metas e objetivos.

O autoconhecimento é a base para o desenvolvimento de sua liderança pessoal e tomada de decisões, conheça um pouco mais entrando em contato com nossos consultores. Até!!!

Visite também: https://www.facebook.com/TI2H.Associados

http://iranifranco.blogspot.com.br/ (Coaching como metodologia de auto conhecimento?)







Luiz Carlos Teixeira – Executivo Sênior e Consultor em Sistemas da Qualidade ISO e Black Belt Lean Six Sigma

Nenhum comentário:

Postar um comentário